Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF esclarece informação divulgada sobre atuação em benefício da Comunidade Quilombola Pita Canudos

    Unidade do MPF em Cáceres divulga nota de esclarecimento a respeito de notícias veiculadas na região

    Na segunda-feira (1º/12/2014), foram divulgadas informações a respeito da atuação do Ministério Público Federal relacionada a demanda da comunidade quilombola Pita Canudos, na região de Cáceres. Sobre este fato, temos a esclarecer que:

    - O Ministério Público Federal, por meio da sua unidade em Cáceres, está apurando, juntamente com a Polícia Federal, a eventual prática de crime de coação no curso do processo, previsto no artigo 344, do Código Penal, contra integrantes da comunidade quilombola Pita Canudos. O inquérito para apurar especificamente este crime foi instaurado em fevereiro deste ano, a partir de informações trazidas ao conhecimento do MPF.

    - Na segunda-feira (1º/12), representante da comunidade quilombola esteve na unidade do Ministério Público Federal em Cáceres para protocolar documento com informações sobre a situação da comunidade. Sobre este fato, o MPF esclarece que o documento ainda encontra-se pendente de análise, cabendo ao Procurador da República responsável verificar se as informações trazidas têm conexão com o inquérito policial em andamento, caso em que deverão ser anexadas a este, ou se cuidam-se de novos fatos, o que ensejará sua distribuição a um dos três Procuradores da República em Cáceres/MT, para adoção das providências pertinentes.

    - No atendimento prestado ao representante da comunidade Pita Canudos, foi-lhe informado que existe uma ação civil pública proposta pela Defensoria Pública da União pedindo que o Incra seja obrigado a promover estudos e levantamentos necessários à regularização fundiária da área tradicionalmente postulada pela comunidade. O MPF não é autor desta ação civil pública, mas nela atua como fiscal da lei, garantindo e acompanhando o cumprimento de todos os trâmites legais e, no mérito, defendendo o direito daquele que se revelar com a razão.

    - A ação civil pública tramita perante a Seção da Justiça Federal em Cáceres e seu julgamento cabe exclusivamente ao Poder Judiciário. A este caberá decidir se acata ou não o pedido feito pela Defensoria Pública da União em benefício da comunidade quilombola, determinando - ou não - a demarcação e titulação das terras tradicionais reclamadas pelo grupo.

    • Publicações523
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações211
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-esclarece-informacao-divulgada-sobre-atuacao-em-beneficio-da-comunidade-quilombola-pita-canudos/154970766

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)